Oxumaré

oxumare

Oxumaré faz parte do Trono que se polariza com Oxum. É a divindade que tanto dilui as causas dos desequilíbrios, quanto gera de si as condições ideais para que tudo seja renovado em equilíbrio e harmonia. Ele é o próprio mistério Renovador e Diluidor do Criador.

Oxumaré, tal como revela a lenda dos Orixás, é a renovação contínua, mas em todos os aspectos e em todos os sentidos da vida de um ser. Está sincretizado com São Bartolomeu. Sua identificação com Dã, a Serpente do Arco-íris, não aconteceu por acaso, pois Oxumaré irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas que dão origem às Sete Linhas de Umbanda. E ele atua nas sete irradiações como elemento renovador.

Com relação à fé, Oxumaré atua como elemento renovador da religiosidade dos seres. Na concepção, Oxumaré está como renovador do amor e da sexualidade na vida dos seres. Na linha do Conhecimento, Oxumaré está como renovador dos conceitos, teorias e fundamentos. Na linha da Justiça, Oxumaré está como renovador dos juízos. Oxumaré está na linha da Lei como renovador das ordenações que acontecem de tempos em tempos. Oxumaré está na linha da Evolução como a renovação das doutrinas religiosas, que aperfeiçoam o saber e aceleram a evolução dos seres. Oxumaré está na linha da Geração como a renovação, ou como o próprio reencarne, ou seja, quando um espírito “troca a pele”, tal como faz Dã, a Serpente Encantada do Arco-íris.

Sincretismo: São Bartolomeu
Sexo: Masculino
Trono: Amor
Cor: Azul escuro
Atuação: Atua na linha do amor, concepção e renovação
Ferramentas/Oferendas: Alguidar, melão, maracujá, batata doce, champanhe rosé, amendoim, água de cachoeira, fitas nas cores do arco-íris, ibiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeiras)
Flor: De todas as cores, flor do campo, flor de laranjeira, palma amarela
Ervas principais: Artemísia, espinheira santa, chapéu de couro, bálsamo, graviola, picão preto, carqueja amarga, folha de maracujá, folha de palmeira, folha de laranjeira, louro etc
Guia: miçangas cristal azul escuro
Local: Cachoeiras
Comemoração: 24 de agosto
Saudação Oxumaré: “Arroboboi Oxumaré!”

Clique aqui para conhecer a oração a Oxumaré

Uma resposta para Oxumaré

  1. Elcio Ferreira de Carvalho disse:

    Boa dia estou perdido em questão de religião não consigo me em contrar preciso de ajuda espiritual e saber a qual pertenço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s