Oxóssi

oxossi

Oxóssi é o Orixá das matas. Provedor da natureza, seus atributos são a fartura e a prosperidade.

Oxóssi é considerado o Orixá responsável pela alimentação das pessoas, pois sob seus domínios estão os animais, as matas e os vegetais.

Invoca-se a energia de Oxóssi quando se quer encontrar algo, atingir algum objetivo e para prover o sustento.

Oxóssi está sincretizado a São Sebastião, santo católico rendido e amarrado, com flechas cravadas em seu corpo.

Senhor das matas e da caça, Oxóssi é chefe na linha dos caboclos. Detentor da sabedoria nas folhas da Jurema, Oxóssi é o Orixá do trabalho (empregos) e da linha da cura. Muitos caboclos trabalham nessa linha, pelos seus conhecimentos de ervas contra as doenças terrenas. Por ser caçador, também é conhecido por suas vitórias contra as demandas.

Oxóssi é o estimulador natural da busca incessante sobre nossa própria origem divina. E quanto mais sabemos sobre ela, maior é o nosso respeito para com a criação, e mais sólida é nossa fé em Deus, pois passamos a encontrá-lo em nós mesmos. Oxóssi tanto está na natureza, nos conhecimentos sobre a Criação, como está na fé, porque nos esclarece sobre nossa origem divina e nos ensina a conhecermos Deus racionalmente. Ele é o estimulador da busca do conhecimento e guardião dos segredos medicinais das folhas.

Por isto, e porque o conhecimento está em tudo e em todos, assim como está nas outras qualidades divinas, Oxóssi é interpretado como a divindade que atua nos seres aguçando o raciocínio, esclarecendo-os e expandindo as faculdades mentais ligadas ao aprendizado das coisas religiosas, estimulando-os a buscarem Deus sem fanatismo ou emotividade, mas com conhecimento e fé.

Sincretismo: São Sebastião
Sexo: Masculino
Trono: Conhecimento
Cor:
Verde

Atuação: Atua na linha da fartura, conhecimento e raciocínio; Prosperidade
Ferramentas/Oferendas: Alguidar, pão, carambola, mamão, ervilha crua, arco e flecha, ofá (ferramenta que representa um arco e flecha), mel, cerveja preta, folhas e ervas, penas, milho, uva, melão, carambola
Flor: Samambaias, folhagens e flores em geral
Ervas principais: abre-caminho, alecrim (alecrim de caboclo, alecrim do campo etc), alfavaca do campo, alfazema de caboclo, amoreira (folhas), araçá de coroa, araçá da praia, araçá do campo, arruda miúda (ou arruda fêmea), cabelo de milho, capim limão, capim cidrão, casca de laranja, chapéu de couro, cipó caboclo, cipó cravo, erva-doce, desata-nó, espinheira santa, eucalipto, folhas de pitanga, folhas de manga, guiné, goiabeira, gengibre, guaco cheiroso, hortelã, jaborandi, jurema branca, jureminha, jurema preta, levante, língua de vaca, malva do campo, malva rosa, manjericão, pitanga, patchuli (folhas), quebra demanda etc

Guia: Contas verde de cristal
Local: Matas, bosques e florestas
Comemoração: 20 de janeiro
Saudação Oxossi: “Okê Arô!”

Clique aqui para conhecer a oração a Oxóssi