Obá

obá

Obá é uma divindade cósmica gerada em Deus na Sua qualidade concentradora, que dá consistência e firmeza a tudo o que cria. Ela é o elemento terra que dá sustentação e germina em seu ventre terroso todas as sementes do conhecimento.

Ela é uma divindade unigênita que possui um magnetismo negativo, atrator e concentrador, que polariza com Oxóssi e atua como concentradora do raciocínio dos seres, expandido por ele.

Ela é unigênita porque é em si mesmo a qualidade concentradora do Divino Criador, qualidade esta associada à Verdade, já que só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência próprias, que o eternizam no tempo e na mente dos seres. Obá, nas lendas, é tida como o “Orixá da Verdade”.

Oxóssi é visto como o doutrinador pensante é expansivo. Já Obá é vista e interpretada como a mestra rigorosa, inflexível e irredutível nos seus pontos de vista (conceitos sobre a verdade). Seu sincretismo é com Nossa Senhora das Neves.

Ela não é envolvente, mas, sim, absorvente. Ela não é amorosa, mas sim corretiva, e em sua atuação pode esgotar toda a capacidade de raciocinar de um ser que se emocionou e se desequilibrou mentalmente.

O ser que está sendo atuado por Obá começa a desinteressar-se pelo assunto que tanto o atraía e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua desvirtuada capacidade de raciocinar. Então, quando o ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, aí ela o conduz ao campo de ação de Oxóssi, que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo na linha reta do conhecimento.

Sincretismo: Nossa Senhora das Neves
Sexo: Feminino
Trono: Conhecimento
Cor:
Magenta
Atuação: Atua na linha da fartura, conhecimento e raciocínio
Ferramentas/Oferendas: Alguidar, coco, vinho tinto licoroso, açúcar, mel, espada (idá), escudo, coroa de cobre, ofá (arco e flecha), coco verde, água, hortelã,
Flor: flores do campo, amor perfeito, rosas e palmas vermelhas, margaridas brancas
Ervas principais: raízes em geral, babosa, alecrim, camomila, samambaia do mato, trepadeira, capim santo, pata-de-vaca, manjericão, hortelã, candeia, urtiga, folha de abacaxi etc
Guia: Miçanga cristal magenta
Local: Terra e beira de matas
Comemoração: 05 de agosto
Saudação a Obá: “A-ki-ro-obá-yê!” ou “Akirôobá-yê!”

Clique aqui para conhecer a oração a Obá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s