Exu-Mirim e Pombo-Gira Mirim

exu mirimExu-Mirim e Pombo-gira mirim trabalham junto com Exu e Pombo-gira na Esquerda para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa.

Uma força muito grande que exu-mirim e pombo-gira mirim trazem é a força de “desenrolar” a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós, “desocultando-as” e acabando com elas.

Os Exus-Mirins e Pombo-Giras Mirins apresentam-se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados”.

Podemos dizer que os Exus-Mirins e Pombo-Gira Mirins estão para Exus e Pombo-giras assim como os Erês estão para os Pretos-Velhos. Trazem, ainda, nomes simbólicos análogos aos dos “Exus adultos”, demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem.

Cor: Preto e vermelho (bicolor)
Atuação: Atuam a partir das intenções negativas dos seres, reduzindo ao “nada” as intenções maldosas, possuem incrível facilidade de “desatar nós”, desembaraçando situações entravadas.
Guia: Em geral: miçangas leitosas pretas e vermelhas
Ferramentas/Oferendas: Pinga com mel, cigarro, charuto, punhais, tridente, capa
Local: Encruzilhadas, praça
Comemoração: 13 de junho (Dia de Santo Antônio)

Saudação: “Exu mirim é mojubá!”