Pomba-Gira

pombo giraAs Pombo-giras são Entidades que trabalham com a autoestima e autoconhecimento. Conhecem o coração e os sentimentos dos seres humanos e por isso muitas vezes conseguem ajudar a resolver problemas conjugais e sentimentais.

Trabalham junto com os Exus e atuam principalmente no estímulo ao que o indivíduo tem de melhor. Com encanto, mostram que o que realmente vale a pena é a felicidade.

Pombo-gira construiu o arquétipo da mulher livre das convenções sociais, quebrando todas as regras que diziam que os espíritos deveriam incorporar de forma sisuda, respeitável e aceitável pelas pessoas.

São mulheres independentes, firmes, alegres, esbanjando sensualidade, e que afrontam qualquer posição machista que encontram.

Cor: Vermelho / preto e vermelho (bicolor)
Atuação: Autoconhecimento, autoestima, relacionamentos, amor próprio, desbloqueio de energias 
Guia: Em geral: miçangas leitosas ou cristal vermelhas / pretas e vermelhas
Ferramentas/Oferendas: Punhais, adagas, tridente, enfeites, coroas, rosas vermelhas, champanhe vermelha
Flores/Ervas: 
Rosas vermelhas, cravos vermelhos; Patchuli, malva rosa, rosa vermelha, amora, hibisco, pitanga, canela, folhas de laranja e de limão, folha de pimenta, espadas de São Jorge e de Santa Bárbara, comigo-ninguém-pode, erva-de-bicho, arruda, aroeira, picão preto, eucalipto, folha de pinheiro
Local: Encruzilhadas, matas, cemitério
Comemoração: 13 de junho (Dia de Santo Antônio)

Saudação: “Pomba gira é mojubá!”