Olorum – O Senhor Supremo

O Umbandista crê em um Deus único, chamado OLORUM (Olo=senhor/ orum=o céu). Se para as religiões judaica e cristã o nome de Deus é Iavé ou Jeová, para nós é Olorum.

Olorum é o senhor do céu, é o senhor supremo do destino e o princípio de tudo, inclusive dos Orixás, que são os concretizadores da sua criação.

Ele é a vibração original que, ao se desdobrar, deu início aos muitos planos da vida existentes neste nosso universo infinito, que nada mais é que a concretização de Sua vontade. Hoje, a ciência nos revela a existência de uma energia, um plasma, de onde provém as micropartículas que desencadeiam a formação de átomos que se ligam e formam moléculas, que se ligam e formam substâncias ou a matéria.

A ciência divina nos revela que Olorum é o princípio criador e que está na origem de tudo, é o meio que pelo qual tudo se realiza e se concretiza. Olorum gerou em si seus mistérios e os individualizou nas suas divindades (os Orixás), distribuindo-as por toda sua criação.

Ame Olorum com todo seu amor, cultue-o com toda sua fé, louve-o com todo seu ardor, respeite-o com toda sua reverência, ensine-o aos mais novos com todo seu saber, manifeste-o no seu virtuosismo porque todas as virtudes derivam Dele, o generoso criador de tudo e de todos.