Como fazer uma novena?

A novena compreende sempre três etapas: tomar um banho, acender uma vela palito e fazer uma oração, na ordem que preferir.

A cor da vela, a oração específica e os ingredientes do banho serão os correspondentes aos do Orixá ou linha de trabalho para quem a novena está sendo feita. Essas especificações serão dadas pela entidade ou informadas pelo cambone que o auxilia.

Depois de tomar o banho, mentalize seu pedido segurando a vela acima de sua cabeça, acenda-a e faça a oração (ou: acenda a vela, faça a oração e tome o banho).

Você vai fazer isso durante nove dias seguidos, sempre no mesmo horário, de preferência antes de dormir.

Para alcançar a efetividade máxima da novena, é interessante que esteja de preceito durante esse período (sem comer carne vermelha, sem ingerir bebidas alcoólicas ou manter relação sexual).

Como preparar e tomar um banho?

Existem, geralmente, diversas combinações de ingredientes para preparar o banho de um Orixá ou de uma linha de trabalho. Essas opções devem ser indicadas pela entidade, que também poderá autorizar o uso de banhos prontos (banhos líquidos ou mistura de ervas secas, ambos vendidos em casas de umbanda).

No caso de serem ervas secas ou frescas, coloque as ervas em água e leve ao fogo. Desligue o fogo antes que a água ferva, de modo que as ervas não cozinhem e percam suas propriedades. Deixe tampado para curtir e esfriar. Depois de frio, você pode coar o banho, se preferir. Depois de seu banho higiênico, verta o banho em seu corpo do pescoço para baixo. Não enxague! Essa deve ser a última água a cair em seu corpo. Aguarde uns momentos e seque-se normalmente. No caso do banho líquido pronto, misture-o à água na temperatura que preferir e proceda mesma maneira.

Onde posso encontrar a oração do Orixá ou da linha de trabalho?
Temos uma seção de orações para todos os Orixás e linhas de trabalho!

Sobre aguasoxum

O Núcleo de Umbanda Águas de Oxumfoi fundado sob a regência de Mamãe Oxum e com a humildade e a sabedoria dos amados pretos-velhos. Membro da Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo (AUEESP), o núcleo é um local sagrado e caritativo, sustentado pelos pilares do amor, da fé, da caridade e da fraternidade, que juntos formam a sólida base de nossa religião: a Umbanda.
Esse post foi publicado em Calendário. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s